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Mudanças nas formas de promover e os novos opinion makers.

Sempre vimos filmes e séries onde colocavam produtos no meio da acção, esta era uma forma mais indirecta de promoção, antigamente mais discretamente hoje em dia de uma forma mais óbvia. Os tempos mudaram, hoje quase ninguém vê os anúncios entre programas de televisão, porque podemos gravar facilmente os programas, ver na net, etc..., tudo isto, juntando o facto da boleia que as redes sociais podem dar, fazendo chegar mensagens a uma vasta audiência a baixíssimo custo (com o benefício que se a mensagem/conteúdo for bem seleccionado vamos atingir o nosso target através da porta de entrada que todas as marcas almejam, os amigos). Com todos estes ingredientes surge o produto final que parece inevitável, campanhas virais com product placement.




Talvez no futuro tenhamos séries de televisão que apresentem a visão de uma marca do mundo...em alguns posts no futuro vou continuar a mostar estas campanhas virais de product placement (na etiqueta MKT REMIX Vídeoteca).

Outra mudança é o surgimento de lideres de opinião diferentes do usual amigo de café, vemos lideres de opinião que podemos acompanhar e ver a influência que têm. Isto é o sonho das marcas que neste momento está subaproveitado, aproveitado apenas por aquelas áreas mais naturais como videojogos. Podemos ver o caso do MMORPG World of Warcraft e SWIFTY, este jogador começou por fazer simples vídeos em casas dele jogando, com o crescimento dos fãs foi tornando os seus vídeos mais elaborados, inteligentemente pensou nos pais e na sua principal preocupação os filhos saírem pouco de casa e a obesidade que pode estar associada, então começou a misturar os vídeos com desportos e vida saudável, o próximo passo? Patrocínio da RAZOR, mais recentemente da ORIGIN, com GIVEAWAYS e com excelentes prémios para o seu target como podem ver neste vídeo, em que exploram toda a potencialidade desta situação, para participarem e aumentarem as hipóteses de ganharem o "giveaway" (link na descrição do vídeo) podem:
  • subscrever o canal Youtube;
  • fazer um like na pagina da RAZOR, SWIFTY e ORIGIN PC;
  • partilhar no twiter;
  • partilhar no facebook.
Ora basta pensarmos que quem participa muito provavelmente terá amigos a quem isto também interessa, que resultados teremos? Na minha perspectiva resultados extraordinários com um investimento residual face ao retorno possível. E o melhor de tudo isto é que podemos controlar o resultado, até nós que estamos do lado de fora da campanha, ora vejamos o video foi colocado em 05/09/2013 vamos ver os "likes" e subscrições nas respectivas páginas (no momento de criação deste post o vídeo da campanha já tem 66.655 visualizações - 2013/09/07-12h GTM+1): 
Deixo os link’s para poderem acompanhar a evolução a cada momento e tirarem as vossas conclusões.

Uma das dificuldades que estes opinion makers têm tido é que quando passam a ser patrocinados perdem alguma da sua credibilidade e alguns dos seus fãs, normalmente os mais entusiastas, é vista como perda da "pureza" do mesmo. O segredo para gerir a coisa? Talvez como no product placement tentar não ser demasiado óbvio.

Nesta passagem da era da TV para a era da Internet aqui ficam duas notas para promover a sua marca:

  • Campanhas virais com "product placement", porque com product placement? porque as pessoas na maior parte das vezes não querem partilhar a marca mas sim algo que gostaram da qual aprenderam algo, se riram, que exprime a sua opinião... por isso não querem partilhar algo que começa logo a falar de si mesmo ou seja da marca, nunca gostamos dessas pessoas :)
  • Os novos "opinion makers" cuja influência pode ser medida e avaliada.






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