
Sexta-feira e antes do meio-dia são os melhores momentos para avançar com a comunicação de uma acção promocional no Facebook. Sábados e domingos são os piores dias. Estas são algumas das conclusões de um estudo realizado pela Vitrue e destacado pela ClickZ. Trata-se de um estudo que analisou a utilização da ferramenta “Gosto” entre mais de 42,6 milhões de utilizadores da rede social, que colocaram mais de 32 mil posts, com o objectivo de responder a questões sobre quais os melhores dias e horas, formatos e tipos de conteúdos, para potenciar o sucesso de uma acção promocional através do Facebook.
Independentemente do momento e do formato utilizado, o estudo revela desde logo dois tipos de segmentos distintos: o grande consumo e o dos restaurantes fast food, sendo que este último consegue mais 62% de respostas, seja através de comentários seja com cliques no botão “Gosto”, do que os outros sectores. Em qualquer dos casos, a resposta é sempre mais significativa quando estão em causa descontos e ofertas.
Quando se fala do momento actual, o estudo revela que a sexta-feira é o melhor dia para lançar uma promoção no Facebook, enquanto os sábados e domingos são os piores. Isto para as marcas em geral, para o grande consumo o melhor dia é a quinta-feira e o pior é a quarta-feira. Já no caso dos restaurantes fast food, a quarta-feira parece ser uma boa aposta. No que diz respeito a horas, de um modo geral, os conteúdos lançados até às 12h obtêm 65% mais resposta do que os que são colocados durante a tarde.
Em termos de conteúdos, o estudo conclui que as fotografias geram mais 54% de resposta do que os vídeos e textos. No caso do grande consumo, o texto consegue 63% mais resposta do que os vídeos, enquanto no caso dos restaurantes são as imagens a gerar mais 136% de resposta comparativamente aos vídeos e 182% quando comparado com os textos.
por Pedro Durães in Meios & Publicidade.
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