Páginas

Pesquisar neste blogue

Fenómeno K-pop!!





"Depois de ter ganho um Grand Prix com uma campanha fenomenal para a Tesco no ano passado, aguardava-se com expectativa o que poderia sair de um seminário da Cheil, integrado nos Cannes Lions. A agência entrou, aliás, recentemente em Portugal.
Ao apresentar o conceito do que é a Coreia do Sul como país, enquanto identidade cultural, SJ Kimm, presidente da Cheil Worlwide para o sudoeste asiático, demonstra que existe um sentido para o “korean way”. K-pop ou Korean pop é um fenómeno que não está apenas a ter um tremendo sucesso na Coreia mas em todo o mundo, propagado pelas redes sociais.
SJ Kimm definiu o K-pop, em termos de marketing, em três dinâmicas. A começar, apontou para a necessidade de incentivar os consumidores a participarem activamente, a exprimirem-se e a terem iniciativa própria. Um exemplo de estratégia adoptada para esta dinâmica foi o lançamento do Girls Generation Samsung Note. Foi feito um casting de sósias do grupo, que treinaram como as verdadeiras artistas durante várias semanas. No final foram apresentadas ao público. As vendas correram bem.
Outra dinâmica é a diversidade, ou seja, qualquer grupo K-pop é composto por vários membros, diferentes entre si e onde não existe um líder. Todos têm as suas próprias personagens e promovem-se separadamente através do Twitter, Facebook e mesmo publicidade. A ideia principal é passar de um único tema para a diversidade.
A terceira dinâmica define-se por “meu querido amigo”, ou seja, grandes ícones musicais como Michael Jackson ou Madonna pareciam ser extremamente intocáveis e impessoais. Os artistas K-pop são o oposto. Publicam e partilham tudo de uma forma extremamente pessoal, seja através do Facebook, seja em público ou em programas de televisão que muitos grupos já possuem.
A estas dinâmicas deve-se ainda juntar dois novos pontos: talento e tecnologia. Se os grupos não forem talentosos, não vão ser promovidos pelos seus fãs. Já a tecnologia cria o meio para que a divulgação seja possível.
Para finalizar o seminário, houve uma actuação do grupo feminino 2NE1. Posso afirmar que me converti ao K-pop."
in Meios & Publicidade

Sem comentários:

Enviar um comentário

Sonhe!! O mundo precisa de pular e avançar...