Páginas

Pesquisar neste blogue

Publicidade Endereçada (estudo Netsonda)

As suspeitas confirmam-se podemos queixar-nos mas quando o assunto interessa...

Sessenta e nove por cento dos portugueses revelam que é ou já foi influenciado pela publicidade endereçada, segundo a segunda vaga do estudo de marketing relacional realizado pela Netsonda para a Associação Portuguesa das Empresas de Publicidade e Comunicação (APAP). Este estudo tem como objectivo avaliar a receptividade e percepção dos consumidores portugueses a campanhas de comunicação dirigida.Cerca de 79% dos entrevistados estão interessados ou muito interessados em receber publicidade endereçada e 40% afirmam que, mesmo não tendo subscrito previamente, lêem a informação que lhes é enviada se o tema lhe interessar. O consumidor valoriza muito a comunicação directa, principalmente, se for personalizada, exclusiva, com mensagens relevantes e com ofertas ou incentivos

Os inquiridos estão receptivos a receber comunicação quinzenal ou mesmo semanal, de sectores de actividade como viagens/lazer, tecnologia/multimédia, redes de lojas/marcas e bens de consumo. A maior parte dos inquiridos manifesta reservas em receber informação dos sectores automóvel, segurador e financeiro.

O e-mail e o correio tradicional são as plataformas preferenciais para receber a informação. SMS e o contacto telefónico são os meios menos valorizados.

As marcas top of mind referidas pelos inquiridos são no correio a La Redoute e a Deco Proteste. No que toca ao e-mail, no top estão a La Redoute e a TMN. Já no contacto telefónico destaque para a Zon e TMN, e nos SMS lideram a TMN e a Vodafone.

Este estudo foi realizado electronicamente pela Netsonda entre 11 e 19 de Março. Foram entrevistados 1.039 utilizadores residentes em Portugal com 16 ou mais anos.

in Meios & Publicidade

Os consumidores portugueses mostram-se receptivos a receber publicidade endereçada revela a pesquisa divulgada esta semana pela Associação Portuguesa das Empresas de Publicidade e Comunicação (APAP). A 2ª vaga do estudo de marketing relacional efectuado pela Netsonda para aquela associação revela que cerca de 70% dos portugueses assume que é ou já foi influenciado pela publicidade endereçada.
Revela esta pesquisa (uma pesquisa que tem como finalidade avaliar a receptividade e percepção dos consumidores portugueses a campanhas de comunicação dirigidas), que cerca 79% dos inquiridos está interessado ou muito interessado em receber publicidade endereçada. Por outro lado, 40% dos entrevistados refere que mesmo que não tenha subscrito a informação recebida, lê a informação se o tema lhe interessar. Aliás, fica patente neste estudo que factor relevância da informação tem um peso fundamental na sua aceitação por parte dos consumidores.
A pesquisa revelou que grande parte dos consumidores está receptiva a receber informação quinzenal ou semanal de sectores como viagens, lazer, tecnologia ou multimédia, entre outras. Os sectores automóvel, segurador e financeiro são aqueles sobre os quais os inquiridos têm mais reservas.
No que toca aos suportes de comunicação preferidos para receber publicidade endereçada, o e-mail marketing e o correio tradicional surgem como os preferidos dos consumidores. O cruzamento destas duas plataformas tem sido aliás uma estratégia seguida no mercado nacional por empresas como La Redoute, TMN ou Vodafone.
De acordo com Ana Beirão, da APAP, o estudo «mostra que os portugueses são influenciados e estão receptivos a receber este tipo de publicidade. No entanto, é fundamental que os conteúdos que lhe são apresentados sejam atractivos e interessantes. Desde que haja relevância da mensagem para o target ¿ tanto na forma como no conteúdo, a comunicação dirigida é muito eficaz».
Esta profissional lembra ainda que «a publicidade endereçada ainda é uma ferramenta pouco e mal explorada pelas empresas portuguesas. No entanto, este estudo revela que, à semelhança de outras formas de comunicação, o fundamental é a forma como impactamos o consumidor e direccionamos as mensagens».
Jorge Castanheira, presidente da Secção de Marketing Relacional da APAP, salientou também que o estudo prova que «os resultados de campanhas que apliquem as técnicas de marketing relacional, com comunicação dirigida, segmentada e relevante são muito mais eficazes do que campanhas assentes em mensagens únicas e massificadas».
Refira-se que esta pesquisa foi realizada electronicamente pela Netsonda entre 11 e 19 de Março. Envolveu entrevistas a 1039 utilizadores de Internet residentes em Portugal com 16 ou mais anos. A amostra é proporcional à população e ao rendimento das famílias portuguesas.

in Briefing

Sem comentários:

Enviar um comentário

Sonhe!! O mundo precisa de pular e avançar...