
Já várias vezes referi o quanto achava o Product Placement uma eficiente estratégia de comunicação, pois isso agora...acabou...foi regulado por uma qualquer directiva europeia. Vamos então rapidamente analisar como acabaram com a eficiência deste meio:
- a adopção de sinalética para avisar o público que está a ver publicidade - só esta norma termina por completo com o factor que mais valor atribuía a este meio;
- apresentação das marcas como parte integrante do guião, para não haver guiões feitos especificamente para mostrar os produtos - ora esta norma a meu já vem tarde (para mim fã do PP), é uma norma que isoladamente, só viria ajudar à eficácia do PP;
- não inclusão de medicação de prescrição médica e de bebidas alcoólicas - é apenas uma restrição, mas e agora que na Índia deixam fumar nos filmes e tudo porque faz parte do quotidiano.....
Algo que não sabia era que segundo Rui Pereira (secretário-geral da Confederação de Meios), "Se esta forma de angariar publicidade fosse proibida, a esmagadora maioria dos programas infantis desapareceria", isso não pode ser...
Outra vantagem para o telespectador é que o PP permite reduzir os intervalos para anúncios durante programas de informação ou filmes. O que por sua vez pode eliminar o Zapping que todos fazemos nos intervalos de 15 a 20 min. das televisões, ou não...
NOTA: Parece que Portugal será o primeiro país europeu a adoptar auto-regulação nesta matéria, estamos sempre à frente.
A3!
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